Atrasei o pagamento do financiamento do meu veículo, o banco já pode fazer a busca e apreensão? Essa é uma pergunta que eu recebo diariamente.
Mas afinal de contas: COM QUANTAS PARCELAS ATRASADAS O BANCO PODE FAZER A BUSCA E APREENSÃO DE VEÍCULOS?
E para eu responder a sua pergunta, primeiro você precisa saber que os contratos de financiamento de veículos possuem uma cláusula de VENCIMENTO ANTECIPADO.
Mas Dr. Guilherme, O QUE É ISSO? Nunca ouvi falar! Eu explico para você.
O vencimento antecipado em um contrato significa que quando a parte que está devendo deixa de pagar alguma parcela, a outra parte tem a OPÇÃO de antecipar o vencimento de todas as parcelas seguintes.
Vou dar um exemplo: se eu tenho que falta 20 parcelas para pagar ao longo dos próximos 20 meses e eu não realizo o pagamento de alguma delas pode acontecer o vencimento antecipado, e com isso o banco já pode me cobrar IMEDIATAMENTE por todas essas parcelas.
MAS MUITA CALMA NESSA HORA! Isso é apenas uma opção, e não significa que o banco vai usar isso contra você logo no começo do seu atraso.
Para o banco, é melhor que você sempre pague algumas parcelas atrasadas e durante todo o contrato, assim ele recebe um valor muito maior de juros e não precisa gastar dinheiro com escritórios de cobrança.
Agora que eu te já falei isso, vamos voltar a conversar sobre busca e apreensão para eu responder sua pergunta.
Como te falei acima, se eu atrasar uma única parcela do meu contrato de financiamento o banco já tem o direito de pedir o vencimento antecipado desse contrato e eu serei obrigado a pagar toda a dívida imediatamente.
A consequência disso, é quando o cliente atrasa UMA ÚNICA PARCELA do contrato, o banco JÁ PODE PEDIR A BUSCA E APREENSÃO do veículo. Só que agora eu vou te dizer porque você não precisa ficar assustado com isso!
Então se você está atraso com alguma parcela e preocupado com isso, fica até o final do vídeo que eu tenho certeza que vou te deixar mais tranquilo.
Apesar de o banco poder apreender o veículo com apenas uma parcela, na prática isso dificilmente vai acontecer. E existem dois motivos que eu vou te contar agora, e o segundo deles é o que você mais deve prestar atenção!
O primeiro motivo é porque não é vantajoso para o banco pedir a busca e apreensão nesse momento. Para ele fazer isso, ele vai ter que contratar uma empresa de cobrança e um escritório de advocacia para atender todas as exigências da lei e para entrar com a ação judicial. Isso gera um custo elevado para o banco.
Acontece que uma parte muito grande dos consumidores atrasam algumas parcelas do contrato, mas sempre voltam a pagar depois de algum tempo e ficam em dia com o seu financiamento.
Por isso, não é vantajoso para o banco já pedir a busca e apreensão na primeira parcela, pois esse cliente pode regularizar sua dívida e evitar que o banco tenha uma despesa desnecessária.
O segundo motivo é que para o banco apreender o seu veículo ele precisa te NOTIFICAR SOBRE O SEU ATRASO. Isso mesmo que você ouviu, ele precisa te enviar uma carta dizendo que você está em atraso com o seu pagamento e, se você não regularizar isso, ele poderá apreender o seu veículo.
E agora eu vou te contar um segredo: se o banco não fizer isso, ele não tem o direito de levar embora o seu veículo. E caso tenha apreendido sem te notificar, você poderá se defender no processo e receber até mesmo uma BELA INDENIZAÇÃO por conta disso.
Como essa notificação precisa ser elaborada pelo banco e enviada pelos Correios até o seu endereço, muito provavelmente isso levará alguns dias ou semanas para acontecer, portanto você ainda tem um tempo para tentar pagar essas parcelas e não perder o veículo que você conquistou com tanto suor.
Espero que eu tenha te ajudado com essas informações e trazido um pouco mais de tranquilidade para você! Mas se a situação piorar, procure sempre a ajuda de um advogado ESPECIALISTA em busca e apreensão.
Um grande abraço e eu espero te encontrar em breve!
Se estiver precisando de ajuda, eu e minha equipe estamos à sua disposição no WhatsApp: